ARTHUR

Lilypie Kids Birthday tickers

DANIEL

Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 29 de abril de 2008

Engordando na gravidez!

Então, gente, como eu havia dito, hoje fui ao médico e recebi boas notícias: consegui engordar só 1 kg do mês anterior até hoje.

O médico disso que 1 kg é o mínimo para se engordar na fase em que estou (conta-se o peso do bebê + líquido amniótico + placenta + retenção de líquidos). Fiquei super feliz! E olha que eu não estou sendo muito disciplinada com relação a não comer doces, mas dei uma boa freada, e também troquei o leite integral pelo desnatado.

Para vocês terem uma idéia da vitória alcançada, vou mostrar a minha evolução "gordural" desde o início da gravidez:

23/11/07 - 58,5 Kg (descoberta da gravidez)
07/12/07 - 61 Kg (aumento de 2,5 Kg)
21/01/08 - 65,4 Kg (aumento de 4,4 Kg)
22/02/08 - 67,7 Kg (aumento de 2,3 Kg)
24/03/08 - 71,2 Kg (aumento de 3,5 Kg)
29/04/08 - 72,2 Kg (aumento de 1 Kg)

Viram? Foi um avanço e tanto! Se eu conseguir continuar nesse ritmo, dá pra engordar só mais 2 Kg até o fim da gestação, ficando um saldo de 15,7 Kg do início ao fim da gravidez.

Agora, ele recomendou que eu tome bastante leite (1/2 L por dia, pelo menos), coma peixe do mar (que contém iodo e faz bem para o neném), ovos e carnes! Hummm... Até bobo come essas coisas, né?

Outra novidade nessa consulta foi que ele pediu para que eu comece a preparar o seio para a amamentação, a fim de evitar fissuras, etc. Já ouvi muitas pessoas comentarem que se deve fazer isso desde o início da gravidez, mas meu médico falou que isso pode até trazer riscos para o bebê, e que o ideal é que se inicie a preparação a partir do 6º/7º mês.

A preparação é feita da seguinte forma: deve-se passar uma pomada (ele recomendou a Massê), 2 vezes ao dia, no mamilo, até que ela seja toda absorvida. Em seguida, deve-se massagear os mamilos com as pontas dos dedos, em todas as direções, para os lados, puxando para a frente, etc. Só isso!
Também conversamos sobre o parto. Ele me explicou várias situações que podem acontecer, como mulheres que querem parto normal, mas na hora, seu corpo não está preparado e precisam fazer cesárea, ou vice-versa. Mas, por fim, ele disse que eu posso optar, se tiver condições para ambos os tipos de parto, entre um e outro. Isso me tranqüilizou um pouco, pois estava receosa de que ele fosse totalmente contra eu querer fazer uma cesárea.

Estou com 28 semanas e 2 dias, a contar da DUM (data da última menstruação).

Ouvimos também o coraçãozinho do Arthur, com 140 bpm (batimentos por minuto). Ou seja, ele está ótimo! Graças a Deus!

Como estou na 28ª semana, ele pediu também novos exames de sangue (alguns novos e outros que já havia feito no início da gravidez), inclusive um para verificar se não estou com diabete gestacional. Mas tudo isso são exames de rotina.

Acho que por hoje é só!

Beijos!

5 comentários:

  1. Parabéns, Mi!!!!
    Estou feliz por você! Amanhã quero ver o quartinho do Arthur!
    BJinho

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!! Fiquei super feliz por vc ter engordado apenas um quilinho...uhuhuhu
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mari, onde vc vai ter o bebê? quem é seu médico?
    O que vc precisar, me fala.
    Estou trabalhando no Mae Curitibana agora e sei tudo de bebês...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Q legal, mas nem se preocupe, depois vc perde tudo, eu engordei 17 kg da Luísa e perdi tudo depois... no final tudo acaba bem hehehe

    ResponderExcluir
  5. Dae Mariana! Dessas datas aí sua turma participou de algumas.. a mais interessante foi a descoberta. Desde o primeiro dia: - Quero sorvete! Estou grávida! Abram a janela! Estou grávida...

    Deus abençoe muito essa família que vai ficando cada vez mais rica pelas expressões do amor de Deus.

    Abraços,
    Seu amigo Maico

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails