ARTHUR

Lilypie Kids Birthday tickers

DANIEL

Lilypie Fifth Birthday tickers

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O id nosso de cada dia

Gente, esse tal de id tá dominando o pedaço aqui em casa!

Freud, em sua hipótese estrutural (id, ego e superego), diz que o id compreende as representações psíquicas dos impulsos, o ego consiste naquelas funções ligadas às relações do indivíduo com seu ambiente e o superego abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais.

No sou psicóloga, nem nada, e muito menos conhecedora profunda da psicologia psicanalítica, apenas me ocorrem algumas analogias do pouco que estudei sobre o assunto com o que acontece aqui em casa, de vez em quando.



Segundo nosso amigo Freud (que ele não se revire na tumba), o id, quando nascemos, compreende a totalidade do aparelho psíquico, e, com o crescimento, o ego e superego vão se diferenciando. Ou seja, na tenra infância, a criança não está muito interessada em seu meio ambiente ou no seu desenvolvimento moral. A ordem é: "Me dá..." ou "Faz isso..." Ou, numa linguagem mais acadêmica, o ambiente é apenas fonte de gratificação ou descarga de seus desejos, necessidades e tensões psíquicas!

Arthur, num momento id total manha!


Id total manha. Modalidade - barrigada no chão!

3 comentários:

  1. Por mais que as vezes dá uma raivinha quando as crianças fazem pirraça, sempre acho bonitinho e acabo achando graça.....tenha uma ótima noite e beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fran. É verdade! É muito engraçado a gente ver uns toquinhos desses fazendo coisas que a gente não sabe de onde eles aprenderam! Eu só tomo cuidado para disfarçar, para que ele não veja eu achando graça, senão, já viu, né, vai achar que está abafando! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Fran, tentei deixar um recadinho no seu blog, mas não consegui...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails