ARTHUR

Lilypie Kids Birthday tickers

DANIEL

Lilypie Fifth Birthday tickers

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Primeiras papinhas - 6 meses

Dois dias antes de completar 6 meses, dei a primeira papinha salgada para o Daniel.

Cozinhei abóbora cabotiá e um dente de alho, depois amassei ambos com um garfo e acrescentei um pouquinho de sal marinho. Ele adorou!

Fiquei 1 semana dando apenas um tipo de legume por refeição. Agora, estou acrescentando arroz ou macarrão e uma carninha bem desfiada. Tudo amassado apenas com o garfo.

Estou um pouco confusa quanto à rotina de alimentação (papinha doce, papinha salgada, leite materno e complemento). Como ainda não fui ao pediatra, estou fazendo o que acho que é certo, segundo o Dr. Google. Achei algumas informações bem esclarecedoras, vejam: 
.
.
.

Adaptado de:

Primeira papinha “salgada”

Recebe este nome não por conter sal em excesso, mas por diferenciar-se da papa de frutas que tem sabor predominantemente doce. Ela deve ser composta por um alimento de cada grupo apresentado abaixo:


(*) O ovo inteiro (gema e clara) cozido pode ser adicionado na alimentação da criança ao completar seis meses, mas seu uso deve ser avaliado pelo profissional de saúde que acompanha a criança. Deve-se levar em consideração se existe história familiar de alergia alimentar comprovada.

ATENÇÃO! Esses alimentos devem ser fornecidos bem cozidos e amassados.

Quantidade de alimentos que devo oferecer em cada refeição


A partir de 6 meses: iniciar com 2 a 3 colheres de sopa e aumentar conforme a aceitação.

A partir dos 7 meses: 2/3 de uma xícara
De 9 a 11 meses: 3/4 de uma xícara
12 a 24 meses: 1 (uma) xícara ou 250 ml.

OBS.: respeitar os sinais de fome e saciedade da criança. Crianças amamentadas desenvolvem um controle eficaz da saciedade. Não adotar esquemas rígidos.


(*) Duas papas salgadas, sendo uma no horário do almoço e outra no horário do jantar.


(**) A alimentação da família que se refere nesta tabela é uma alimentação com consistência normal (livre), mas livre de frituras, não excessivamente condimentada, sem adição de temperos prontos e gorduras (enlatados, embutidos, gordura animal).
.
.
.

Então, até ler esse artigo estava dando apenas a papinha salgada e, a começar de hoje, a rotina de alimentação do Daniel será mais ou menos assim:
- Primeira mamada do dia só com leite materno (08h);
- Papinha de fruta (11h);
- Papinha salgada (14h);
- Mamada só com leite materno (17h);
- Mamada com leite materno + 60 ml de complemento (20h);
- Mamada com leite materno + 60 ml de complemento (23h).

Vou tentar fazer assim até a próxima visita ao pediatra, dia 19/11.

Dúvida nutricional:
Muitas receitas de papinhas falam para cozinhar as folhas (alface, etc.) junto com os legumes. Isso não "mata" os nutrientes das folhas?

5 comentários:

  1. Oi Mariana, pelo que vi a rotina de alimentação do Daniel está ótima!!!! Ele esta aceitando bem as papinhas? Com relação as folhas cozidas eu colocava na sopinha 3 minutos antes de desligar o fogo só pra dar uma amolecida, pois tb acredito que perdem os nutrientes se cozinhar por mto tempo.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Porque vc esta dando o complemento para o Daniel, para ele dormir mais?
    Já tentei dar meu leite na mamadeira na última mamada da noite pra ver se ele dormia direto, mas não funcionou.
    Ele está agora com 2 meses... Como vc fez para o seu dormir a noite toda?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian! Tudo bem? O complemento eu DAVA, por recomendação do pediatra, pois o Daniel estava com peso abaixo do desejado. Agora não estou dando mais. A rotina alimentar dele está mais ou menos assim:
    - Primeira mamada do dia com leite materno (07h/08h);
    - Papinha de fruta (11h);
    - Almoço: Papinha salgada (14h);
    - Papinha de fruta ou mamá do peito, quando muito cheio (17h);
    - Janta: Papinha salgada (20h);
    - Mamada com leite materno (23h).

    Os horários entre as refeições são bem flexíveis, dando intervalo de 2h ou 2h30, às vezes.

    E ele está comendo muito bem, graças a Deus. Ele come o equivalente a 2 papinhas da Nestlé (eu faço sopinha pra ele e depois coloco nos potinhos e congelo. Super prático!).

    Quanto ao dormir a noite toda... Nenhum dos meus filhos acordou de madrugada pra mamar. O Daniel mama às 23h e só acorda às 07h/08h. Eu sempre dei os mamás de 3 em 3 horas e acho que isso ajudou a regular o sono. Dá uma lidinha no post que falei sobre o Livro Nana Nenê. Muitas mães deixaram comentários interessantes!

    Bjs!
    Mariana

    ResponderExcluir
  4. Nossa! O meu Bernardo nem nsceu ainda, mas já estou na neura da papinha... Muito boas suas dicas (experiências).

    Abraço, Aline.
    http://dicasdamamaeedobebe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii estou te seguindo, adorei seu blog.
    E ele está aceitando bem as papinhas?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails