ARTHUR

Lilypie Kids Birthday tickers

DANIEL

Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Guerra entre irmãos! - SOCORRO!



Estou tendo muuuuitas dificuldades com relação às brigas entre o Arthur e o Daniel.

Já li um pouco a respeito e vi que é "normal", mas não sei até que ponto!

Frases que o Arthur já falou e fala (me assustam sobremaneira):
- Eu não queria ter um irmão! (essa ele já falou várias vezes, geralmente depois que eu brigo com ele por estar provocando/brigando/batendo no Daniel)

- Um dia eu vou te matar!

Além disso, estão começando as agressões físicas, que estão se tornando diárias.

Às vezes (geralmente), é o Daniel quem começa. Mas, no caso dele, não é com intenção de briga, está brincando. Já o Arthur...

Não sei como agir... Não quero ser injusta. Quero respeitar a individualidade de cada um, sem proteger demasiadamente um em detrimento do outro.


Tá difícil!!!

Pensei até em levar o Arthur no psicólogo ou algo assim, pois ele está tendo muitos acessos de raiva.

Coloquei ele no JUDÔ, pra ver se o ajuda a eliminar o estresse.

Os momentos de docilidade e irmandade são bem menos frequentes!

Help! Isso está me entristecendo muito!

Alguém tem alguma experiência pra compartilhar ou algum livro pra indicar? Agradeço imensamente!

5 comentários:

  1. Mariana, olhe como Deus é bom, antes de sair para meu almoço estava lendo este post no seu blog e pensei, meu Deus quando voltar preciso escrever pra Mariana, ai quando abri a internet vi sua mensagem... enfim, é o seguinte eu nunca li nada a respeito mas me indicaram dois livros "Criando irmãos felizes e amigos" de Jan Stimpson e "Entendendo a rivalidade entre irmãos" de Joshua Sparrow, ambos tem na internet. E tem outros de Içami Tiba, Tania Zagury, que podem te ajudar. Amiga, você ja conversou sério com Arthur sobre esse comportamento? ele ja tem quase 5 anos, ja entende muita coisa, vc e o pai podem sentar com ele pra conversar, ou se vc quiser saber mais o que ele realmente sente pelo irmão peça pra ele desenhar, e ai vc vai perguntando, pena que moramos tão longe, senão te dava uma força com isso, que não é dificil de resolver. Daniel ainda é pequeno demais para entender certas coisas e pelo que entendi ele não provoca o irmão por maldade, mas para obter sua atenção. E quando eles estiverem no momento de carinho um com o outro vc vai elogiar muito a atitude de Arthur. Outra coisa se ele presenciar brigas em casa ou brigas suas com seus irmãos ou do pai com os irmãos, ele tende a copiar o modelo. veja se vc consegue alguns destes livros, e qualquer coisa a gente vai se falando achalmeida@yahoo.com.br, mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada, Anna. Acabei de comprar os livros e vou procurar lê-los o mais rápido possível!

    Eu converso com ele, mas, geralmente, ele responde com raiva que não queria um irmão!

    Aqui em casa só brigo mesmo com eles, quando eles brigam... rs

    Mas sabe... Essa noite eu tive uma "luz"... O Arthur foi pra nossa cama, chorando, dizendo que sonhou que não tinha família. Outra noite ele sonhou que ninguém gostava dele.

    Acho que esses sonhos refletem o medo que ele tem de que nós deixemos de amá-lo ou o abandonemos, por causa do Daniel. Acho que é isso!

    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, com certeza os sonhos refletem nossos sentimentos, converse muito com Arthur sobre o que vc e o pai dele sentem por ele, e claro, demonstre muuuito!!! tente fazer algumas atividades somente com Arthur, deixe o Daniel com uma avó, isso é importante para a o irmão mais velho, e com o tempo ele vai entendendo que mesmo dividindo vcs com Daniel, ele terá sempre o amor de vcs. beijos

      Excluir
  3. Querida, recomendo urgentemente que você leia o livro "Pastoreando o Coração da Criança" do Tedd Tripp. É excelente!! No meu blog eu postei os resumos, se quiser dar uma olhada. Realmente vale a pena, não deixe de ir atrás. A Rede Livraria Erdos geralmente tem preços bons e vende pela internet, eu sempre compro por lá (não ganho nada pela propaganda, rs).

    ResponderExcluir
  4. Ah... lembrei de mais um livro que com certeza vai ajudá-la. Este foi eu mesma quem traduziu, rsrs. É da Mundo Cristão. Chama-se "Como Realmente Amar Seu Filho Rebelde", do Ross Campbell. A palavra 'rebelde' na verdade é tradução para "angry". O livro fala muito sobre como ajudar a criança a lidar com a sua ira. Eu recomendo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails